quarta-feira, 19 de março de 2008

Delícia de Badejo e Lagosta

Para 5 a 6 pessoas

1 ou 2 talos de aipo

1 cenoura

½ cebola

600 g de badejo

200 g de lombo de lagosta cozida ou 1 lagosta pequena por pessoa

180 g de manteiga

50 g de farinha

50 cl de leite

2al, pimenta preta em grão

20 cl de natas para culinária

120 g de queijo parmesão ralado

500 g de massa curta estriada (Eu prefiro farfale)

1. Num tacho baixo e largo leve a ferver pouca água temperada com um tufo de rama do aipo bem lavado, a cenoura descascada e escalada a meio e a cebola.

2. Quando a água ferver, mergulhe o badejo e deixe cozer. Tire-o do tacho, limpe os dois filetes e corte-os em pedaços não muito pequenos.

3. Fatie o(os) lombo(s) da lagosta em 5 ou 6 postas que nunca possuam mais que 0,5 cm de espessura.

4. Num tacho anti-aderente derreta 60 g de manteiga, junte a farinha mexendo muito bem e sempre para não se formarem grumos e, a seguir, incorpore o leite, deitando-o em fio até formar um bechamel fluído mas consistente. Rectifique os temperos e, continuando e mexer, adicione 10 cl de natas, 40 g de parmesão e 50 g de manteiga.

5. Coza a massa em bastante água e sal (Juntar a massa apenas quando a águia levantar fervura), deixe cozer “al dente”, provando com frequência para não passar o ponto. Escorra muito bem e tempere com as natas, a manteiga e o parmesão restantes. Polvilhe a massa com bastante pimenta preta moída no momento, misture cuidadosamente e deite tudo numa travessa bem quente.

6. Disponha as postas de lagosta e os pedaços do badejo sobre a massa, e, a seguir, deite o molho bechamel, que esteve reservado em local quente e foi passado numa peneira fina.

7. Sirva de imediato em pratos quentes.


Sem comentários: