quarta-feira, 19 de março de 2008

Massa preta com camarões e cogumelos

Para 4 pessoas

2 colheres de sopa de azeite virgem extra
3 dentes de allho
250 gr de camarão cozido sem casca de tamanho médio
150 gr de cogumelos laminados
esparguete preto (Tinta de choco) em quantidade suficiente para as 4 pessoas (Depende muito de quem são as 4 pessoas. Eu uso uns doseadores de esparguete de madeira que se encontram em qualquer supermercado).
Sal q.b.


Numa frigideira, caçarola ou Wok de superfície anti-aderente aquece as duas colheres de sopa de azeite. Com o azeite bem quente refoga os alhos laminados muito finos, até ficarem transparentes mas não deixar queimar ou alourar muito, o sabor do alho queimado vai sobrepor-se aos restantes.
Junta os camarões e deixa cozinhar bem, juntando só depois os cogumelos para que a água largada por estes não cozam os camarões ao invés de os fritar, que é o que se pretende.
Deixa cozinhar tudo mais 5 minutos.
Depois de cozinhados, retira do lume e reserva na frigideira.

Coze a esparguete em água com sal, juntando o esparguete apenas quando a água estiver a ferver, inteira. A esparguete deve ser pressionada contra o fundo da panela à medida que o esparguete vai ficando mole com o contacto com a água quente, de forma rotativa para que seja integralmente mergulhada, mas com cuidado para não a partir. O esparguete deve ser cozido e servido inteiro.
A esparguete tem que ser cozida "al dente", normalmente 5 a 7 minutos após levantar fervura. O mais acertado é ir provando com frequência para não deixar passar o ponto.


Cozida a esparguete, recorra muito bem, não remova da panela e junto um fio de azeite e incorpora bem.

Volta a aquecer a frigideira e junta então o esparguete que deve ser bem incorporado nos camarões e cogumelos, devendo ser um pouco frio, cerca de 5 minutos, ou até que sintas o odor a choco assado na brasa.

Servir de imediato em pratos quentes polvilhado com um pouco de Manjericão fresco.

Sem comentários: